2.22.2015

Sobre queima calórica, metabolismo basal e etc

Vou começar a fazer ABC diet mesmo, vou tentar me comprometer 100% com a dieta e o propósito, para não desanimar e mudar de vez. Minha meta vai ser perder os 30 quilos que ela promete, aproveitar que estou bem acima do peso, então isso facilita. Dá aproximadamente 4,3 quilos por semana e quase 600g por dia. Mas fiquei pensando aqui, como REALMENTE posso perder essas 600g por dia, o que eu tenho que fazer. Pesquisei, calculei e cheguei num ponto que vou tentar explicar aqui. Acho que todos já conhecem o famoso calculo de metabolismo basal, que é a quantidade de calorias que seu corpo precisa apenas para funcionar, como por exemplo quantas calorias é necessária para sua circulação sanguínea, batimentos cardíacos, funcionamento dos neurônios, digestão, respiração e etc, do que você precisa simplesmente para estar viva sem contar exercícios. Se você passar o dia na cama só existindo, vai gastar essas calorias mesmo assim. Entendeu? Bem, só procurar no google e vai aparecer vários sites para fazer esse calculo para você, só deixar suas medidas lá e fim. O meu metabolismo basal é de 1555 calorias, é disso que eu preciso para sobreviver. Se eu consumir a mais que isso posso engordar, a menos eu emagreço, igual eu mantenho. Mas fiquei me perguntando o quanto eu tenho que consumir a menos, ou quantas calorias eu tenho que gastar para perder exatamente as minhas 600g por dia que tanto quero. A solução foi tentar achar quantas calorias equivale a uma grama. A resposta é 7,7 calorias. Fazendo a regra de três básica, me leva a conclusão de que para perder minhas 600g eu preciso gastar 4,620 calorias. Sim, parece impossível mas não é. Porque você vai poder calcular tudo o que fizer durante o dia e que queima calorias e não apenas atividades físicas. Eu não to muito afim de ficar fazendo essas contas todos os dias para não ficar extremamente neurótica, mas vou calcular as principais e colocar alguns exercícios físicos para não ficar com a consciência pesada.
Ok, então minha taxa metabólica é de 1555 calorias e preciso queimar 4620 calorias por dia para emagrecer por dia. Como? Vamos considerar o primeiro dia da ABC diet, eu vou consumir apenas 500 calorias, isso já me dá um déficit de 1055 calorias, é como se eu já tivesse "queimado" essas 1055 calorias, na verdade meu organismo queimou só para poder funcionar. Então de 4620 calorias queimadas por dia, passo para 3565 calorias. Dormir oito horas por noite, já gasto 507,6 kcals. Uma caminhada leve a moderada de uma hora gasto 352 calorias. Me alongar por meia-hora, 88 calorias. Só ai já deu menos 947,6 calorias, sobrando ainda para gastar 2617,4 kcals. Acredito que gasto mil calorias ou até mais em atividades diárias, como cozinhar, me locomover, lavar louça, varrer a casa, tomar banho e etc. Mas como já disse antes, não vou calcular essas coisas banais para não ficar louca e deixar essas mil calorias livre, como já queimadas. Mas mesmo assim, falta mais mil calorias para queimar. O que fazer? Achei esse vídeo no youtube interessante, é um circuito para queimar 1000 calorias em 40 minutos. Bem prático, não? :) Então, fecho meu dia de 4620 calorias queimadas e posso perder teoricamente minhas 600g no dia. Só falta saber se funciona na prática. Nos outros dias com menos calorias na dieta facilita, pois já estarei queimando essas calorias só por comer menos ainda. Só tomar cuidado nos dias de calorias mais altas, como um dia de 800 kcals. Mas só calcular os dias certos.
Então o importante é ter um dia ativo, caminhar uma hora, se alongar, dormir bem a noite, e fazer um workout. E é claro, seguir as calorias da dieta!
Então força! ♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário